Quem somos

O FGV Cidades é composto por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores das áreas de Políticas Públicas e Governo, Economia, Transporte, Direito e Ciência de Dados. Nossa expertise abrange pesquisas em diversas áreas, incluindo Mobilidade, Habitação Social, Educação e Inovação. Contamos com pesquisadores principais, pós-doutorandos, associados e visitantes altamente qualificados, que colaboram para impulsionar o conhecimento e promover soluções inovadoras para os desafios urbanos.

Para garantir uma governança eficiente, o FGV Cidades opera sob a liderança de uma Diretoria, que define a visão estratégica do centro, e conta com o apoio de um Comitê Executivo, responsável pela gestão operacional. Além disso, temos um Comitê Consultivo Internacional, composto por renomados especialistas internacionais, que nos auxilia a manter a excelência acadêmica e a perspectiva global em nossos projetos e iniciativas.

Através da nossa equipe qualificada e de uma estrutura de governança sólida, o FGV Cidades está comprometido em produzir pesquisas de alta qualidade e propor soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras. Nossa missão é contribuir para a construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e prósperas, onde cada indivíduo possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida e acesso a oportunidades que impulsionem o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

Missão

Aumentar o acesso a oportunidades da população mais vulnerável que vive nas periferias das cidades brasileiras por meio da inovação de políticas públicas urbanas.

Visão

Ser um centro de referência em inovação onde pesquisadores de múltiplas disciplinas, ao lado de governantes e agentes privados, desenvolvam, experimentem e inovem no planejamento, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas urbanas capazes de enfrentar os problemas vividos nas cidades brasileiras, especialmente pela população mais vulnerável. 

Valores

Nossas pesquisas destacam nossos valores:

o rigor científico: utilizando ferramentas da fronteira do conhecimento para tomada de decisões baseada em evidências;

a cooperação: em um ambiente de inovação que trabalha a parceria da academia com os setores públicos e privado na produção e divulgação do conhecimento;

a democratização do conhecimento: para permitir ao público a consulta irrestrita ao que produzimos.

Infográfico com quatro eixos temáticos: Mobilidade, Habitação Social, Educação e Inovação

Atuamos em diversos eixos

Mobilidade 

Buscamos melhorar a qualidade do transporte público e integrá-lo operacional, tecnológica e financeiramente com outros serviços de mobilidade, incorporando os avanços tecnológicos e modelando um sistema de “Mobilidade como Serviço” - MaaS. 

Habitação 

Focamos em trazer a população mais vulnerável para localizações mais próximas do emprego e estudo usando “Habitação como Serviço” e introduzindo as mudanças na tecnologia do mercado imobiliário para o setor público. 

Educação 

Desejamos levar para a periferia atividades de capacitação, cultura, esporte e lazer, além da promoção do letramento digital e ensino à distância público e complementar ao ensino formal presencial. 

Inovação 

Somos um centro de inovação com excelência acadêmica para atuar em constante sinergia com empresas e governos na cocriação de inovadoras políticas públicas urbanas para enfrentamento dos problemas urbanos complexos. 

Organograma - Equipe FGV Cidades

Como fazemos

Nossos projetos buscam soluções inovadoras para o enfrentamento dos problemas urbanos. Soluções inovadoras são por essência desconhecidas. Políticas públicas que as tenham como meta carecem de previsões antecipadas de seus impactos. Portanto, atuamos na constante construção de propostas de soluções para cidades inclusivas e sustentáveis que são analisadas de maneira científica, com um importante avanço no conhecimento.

Um exemplo seria o uso de plataformas imobiliárias para a oferta de habitação social, um modelo ainda inexistente no mundo. Com os dados agregados pelo FGV CIDADES, é possível propor modelos de negócios ainda inexistentes. Potencialmente, essas frentes de avanço no conhecimento poderiam mudar consideravelmente a prestação de serviços públicos fundamentais para a qualidade de vida da população.