Novas Modelagens para Programas de Aluguel Social Inclusivos
Tipo de publicação
Relatórios
A FGV Cidades e São Paulo Parcerias apresentam o dialogo sobre os desafios de contratação de inovações em programas de aluguel social que buscam ampliar as oportunidades de acesso à moradia para famílias de baixa renda. O resultado desse dialogo traz um diagnóstico dos Programas Públicos de Aluguel Social e propõe um modelo que incorpora inovações tecnológicas e novos atores, como agregadoras de imóveis e fintechs, para superar barreiras econômicas e informacionais que afetam à população mais vulnerável.
Entre os principais desafios identificados estão o custo elevado do aluguel e a falta de acesso ao crédito e informações habitacionais. A proposta introduz o uso de plataformas digitais e alternativas de cobertura de risco de crédito, assegurando maior segurança financeira para locadores, maior informação e melhores condições financeiras garantindo a inclusão socio-territorial dos beneficiários.
O modelo pretende não apenas facilitar o acesso à moradia, mas também promover uma gestão mais eficaz dos programas, utilizando dados para aprimorar a implementação e o monitoramento das políticas públicas. A parceria entre governo, academia e setor privado se mostra essencial para criar soluções inovadoras e sustentáveis que atendam às necessidades das famílias mais vulneráveis.